"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros" Bill Gates
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes
terão livros. Sem livros, sem
leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria
história. Bill
Gates
Investir no estudo da literatura dos clássicos permite a convergência de
todas as hipóteses de realização da língua, associadas ao seu valor
histórico-cultural e patrimonial, essenciais ao estudo do Português.
Na verdade, o texto literário permite desenvolver no aluno as suas capacidades
de compreensão e de interpretação, dada a forma diversificada como nele se
oferece a complexidade textual.
Assim, a leitura dos clássicos aparece organizada de forma
diacrónica.
Deste modo, no 10.º ano, começa-se pela Poesia Trovadoresca, onde os alunos
terão a oportunidade de estudar as cantigas de amigo e as cantigas de amor.
Excertos da Crónica de D. João I de Fernão Lopes, assim como Gil Vicente
(Auto da Alma ou Farsa de Inês Pereira), que apresentam uma visão
histórica e crítica epocal.
Sugere-se também o estudo de Os Lusíadas e as Rimas (Redondilhas e
Sonetos) de Luís de Camões. Propõe-se ainda a análise de cinco capítulos de Peregrinação
de Fernão Mendes Pinto, assim como o Capítulo V da História
Trágico-Marítima.
Seguindo-se a perspetiva diacrónica, no 11.º ano, mantém-se o estudo do Sermão
de Santo António do Padre António Vieira. Temos ainda Correia Garção,
Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa (integral). Poderá ainda optar-se
entre Alexandre Herculano, Lendas e Narrativas: A Abóbada ou
Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra, ou ainda Camilo Castelo Branco,
Amor de Perdição. Mantém-se a leitura integral de Os Maias de Eça
de Queirós, que poderá ser complementada por A Ilustre Casa de Ramires
do mesmo autor. Relativamente ao texto poético, sugere-se Antero de Quental e
Cesário Verde.
No 12.º ano, começa-se pela poesia, onde aparece, pela primeira vez, a Clepsidra
de Camilo Pessanha. Quanto a Fernando Pessoa, mantém-se o estudo do
ortónimo, dos três heterónimos (Alberto Caeiro, Ricardo Reis, e Álvaro de
Campos) e da Mensagem. Novidade é a leitura de três fragmentos
selecionados do Livro do Desassossego de Bernardo Soares.
Ao nível do conto, propõe-se a Estranha Morte do Professor Antena de
Mário de Sá-Carneiro e George e Seta Despedida de Maria Judite de
Carvalho e Contos Vagabundos de Mário de Carvalho.
Quanto ao teatro, sugere-se a leitura de as Três Máscaras - Fantasia
Dramática de José Régio.
Os alunos deverão ainda conhecer outros poetas do século XX e escolher três
autores dos seguintes: Jorge de Sena, António Ramos Rosa, Herberto Helder, Ruy
Belo e Fiama Hasse Pais Brandão.
Por último, Memorial do Convento de José Saramago, O Ano da Morte
de Ricardo Reis e História do Cerco de Lisboa do mesmo autor.
Efetivamente, a literatura é um assunto sério; há que assumi-lo. Cabe aos
professores e aos pais transmitir aos mais jovens o valor dos livros para o seu
crescimento, enquanto seres humanos qualificados a todos os níveis.
Saber ler é, hoje e sempre, mais do que uma condição de sucesso pessoal, escolar, profissional e social. É o fator de sucesso coletivo de uma nação. Por isso, o direito à leitura tornou-se uma questão de justiça social, o que implica que uma das grandes prioridades de qualquer sistema educativo seja o desenvolvimento da competência de leitura para todos os alunos.
Saber ler é, hoje e sempre, mais do que uma condição de sucesso pessoal, escolar, profissional e social. É o fator de sucesso coletivo de uma nação. Por isso, o direito à leitura tornou-se uma questão de justiça social, o que implica que uma das grandes prioridades de qualquer sistema educativo seja o desenvolvimento da competência de leitura para todos os alunos.
In Jornal de Notícias. Lúcia Vaz Pedro. 25 Setembro 2016.
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quarta-feira, 28 de setembro de 2016
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