Os países com melhores resultados no ensino têm mais exames.
Países como China, EUA e Reino Unido, com melhores resultados do que Portugal no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), têm mais exames e uma gestão descentralizada da educação.
A China, que ocupa o primeiro lugar no relatório de 2009, tem nove anos de escolaridade obrigatória. Há dois exames por ano, no final de cada semestre. Nos exames nacionais, que dão acesso ao Ensino Superior, há três disciplinas obrigatórias: inglês, chinês e matemática.
Os Estados Unidos da América, em 17.º lugar entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), têm um sistema de educação altamente descentralizado.
Dois lugares à frente de Portugal (em 25.º), o Reino Unido tem um sistema em que os alunos realizam uma avaliação no final de cada etapa do Currículo Nacional para avaliar o progresso e desempenho no âmbito de uma escala de oito níveis.
O Governo PSD/CDS-PP vai generalizar a avaliação nacional, passando a haver provas nacionais para os 4.º, 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos, segundo o programa entregue no Parlamento.
Na sexta-feira passada, o novo ministro da Educação, Nuno Crato, defendeu no Parlamento, além de provas e exames no final dos ciclos de ensino, o aprofundamento da descentralização com os municípios e a independência da entidade que produz os exames nacionais.
Fonte: Lusa
Marcadores: Aprende Mais, Exames, Explicações
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Últimos textos
- 1ª Fase dos Exames Nacionais
- O calendário escolar 2011/2012 já está disponível.
- Motivar os alunos através dos seus interesses
- Como lidar com as notas dos testes dos seus filhos.
- Livro do mês - Outubro 2009
- Dicas e recomendações - Alimentação
- A importância do apoio escolar desde o início do ano.
- Livro em destaque - Setembro 2009
- Dicas e recomendações acerca do que fazer quando e...
- Reinício do Ano Lectivo