As explicações são realmente necessárias?
No início de cada trimestre a procura de explicadores aumenta exponencialmente para todos os níveis de ensino.
A procura exponencial por explicadores provoca a falta de disponibilidade de explicadores competentes, fazendo esta solicitação, cada vez mais, parte do nosso sistema de educação. Porém, esta procura não consegue ser satisfeita atempadamente com a qualidade exigida pelos encarregados de educação.
No mundo actual com o desenvolvimento e inovação tecnológica crescente e a grande competição global existente, há a necessidade de preparar os alunos para os desafios do séc. XXI.
O que pode ser feito? Como é que se pode preparar melhor os alunos para um futuro competitivo e tecnologicamente muito desenvolvido?
Os Pais devem perceber a educação como um esforço conjunto, a responsabilidade não pode cair simplesmente nos professores e na sala de aula, e em muitos casos, as explicações e o apoio escolar deve fazer parte do mix-educacional.
Os Pais devem estar atentos aos primeiros sinais de aviso de problemas na escola. Muitas vezes é necessário mais do que a Mãe ou o Pai a insistir com os filhos para que estudem, pois hoje em dia, muitos alunos, não sabem preparar-se para os exames e provas escolares.
Os sinais mais comuns de dificuldades são:
· Falta de motivação em ir para a escola;
· Não fazer os TPC ou grandes dificuldades em executá-los;
· Mau comportamento nas aulas;
· Competências fracas em Matemática;
· Não gostar de ler, ou é incapaz de ler de forma adequada.
Ao contrário do que se possa pensar não há qualquer predisposição especial para a Matemática. O sucesso na Matemática é muito baseado no trabalho que permite o domínio das competências básicas sendo o período crítico para a aquisição dessas competências entre o 1.º e o 8.º ano de ensino. Se os alunos ficam para trás durante este período, a sua capacidade de ultrapassar os desafios da Matemática nos períodos seguintes torna-se problemática.
O mesmo acontece relativamente à leitura e à escrita, sendo neste caso o período crítico desde o pré-escolar até ao 3.º ano. Neste caso, se as bases da leitura e da escrita não forem devidamente adquiridas podem afectar virtualmente outras áreas de conhecimentos que os alunos necessitam adquirir.
A Aprende Mais disponibiliza avaliações diagnósticas que realçam as áreas de maiores dificuldades, permitindo a criação de apoios personalizados às necessidades de cada aluno, implementados através de explicações individuais personalizadas ao domicílio de forma a garantir o sucesso escolar.
Marcadores: Aprende Mais, Exames, Explicações
terça-feira, 21 de abril de 2009
Últimos textos
- Dicas e recomendações para aumentar a concentração
- Ultrapassar os atrasos de aprendizagem
- Livro em destaque - Fevereiro 2009.
- Dicas e recomendações para o local de estudo
- Estatística de Sucesso
- Livro em destaque - Janeiro 2009
- Dicas e recomendações para a execução de um resumo
- Porquê explicações individuais ao domicílio?
- Nova imagem
- Livro em destaque